Caio Gullane participará do II Fórum Mostra com exibição de conteúdos inéditos

A partir das necessidades do mercado audiovisual brasileiro, nasce em 2017 o projeto Fórum Mostra com a intenção de analisar a produção nacional a partir de dois diferentes e essenciais âmbitos: o artístico e o mercadológico.

O projeto é uma realização da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a Spcine, o Cinema do Brasil – SIAESP e o Itaú Cultural.

PROGRAMAÇÃO

DIA 1 | DE ONDE VEM A INSPIRAÇÃO

Definido, desde os primórdios, como Sétima Arte, o cinema tem uma natureza transversal: um filme, para existir, tem de cruzar variados campos artísticos. O primeiro dia do Fórum, dedicado à criação, estabelece um diálogo com a instalação Chalkroom, de Laurie Anderson e Hsin-Chein Huang, e procura explorar os novos caminhos para se contar histórias e emocionar um espectador cada vez menos passivo. As mesas do dia tratarão da expansão do cinema para além da tela retangular e de sua intersecção com outras linguagens. A alinhavar cada uma das conversas está a pergunta-base de todo trabalho criativo: como nascem as ideias e que caminho elas percorrem até se tornarem uma obra?

DIA 2 | COMO FAZER UM FILME EXISTIR

Impulsionado pelas possibilidades trazidas pela tecnologia e pela Lei
da TV Paga, que criou uma demanda induzida e injetou R$ 2,5 bilhões
na atividade, o audiovisual é um dos poucos setores não diretamente atingidos pela crise política e econômica brasileira. Em 2017, o país vendeu 181 milhões de ingressos e 158 títulos nacionais estrearam nos cinemas. Mas apesar de quase todos os números virem numa escala ascendente – valores investidos, filmes produzidos, salas –, um deles empacou, e até caiu: o do market share do filme nacional, que ficou em 9,6% em 2017. A pergunta que tal cenário suscita é: como fazer com que um filme, em meio a tanta oferta de conteúdo, não só exista, mas consiga encontrar seu público? No segundo dia de debates, profissionais de sólida carreira vão compartilhar suas experiências no financiamento, na coprodução e na distribuição de filmes brasileiros, em especial, e do cinema de arte, em geral.

DIA 3 | QUE FUTURO TEM A CULTURA?

As políticas culturais, em permanente movimento, estão diretamente ligadas ao contexto social no qual se inserem. Campo de conflitos e tensões, a cultura, no século XXI, lida com a crise financeira dos estados e com as possibilidades e desafios trazidos pela tecnologia e pelo peso econômico das indústrias criativas. No último dia, o Fórum amplia seu foco para esse terreno mais amplo no qual o audiovisual tem papel preponderante e coloca em pauta as disputas em torno da regulação do streaming e o futuro das políticas culturais no Brasil. Nesse mesmo dia, procurando contribuir para a formação e o desenvolvimento do setor, o Fórum coloca profissionais representativos dos três elos da cadeia audiovisual – produção, distribuição e exibição – para conversar, de maneira aberta, com jovens realizadores, estudantes e interessados em geral.

Caio Gullane fará parte da MESA 3 no primeiro dia do forúm, 24 de outubro das 16h30às 18h30, juntamente com Dráuzio Varella, Edson Pimentel, Fernando Bonassi e José Eduardo Belmonte com mediação de uma das coordenadoras do Fórum, Ana Paula Sousa.

O debate discutirá a relação entre a escrita de Dráuzio e os desdobramentos de suas obras no audiovisual brasileiro, incluindo algumas de nossas produções, como Carandiru e Carcereiros.

Durante o encontro, haverá a exibição do promo do filme Carcereiros, assim como um episódio inédito da série, exibida pelo TV Globo.

Não perca a oportunidade de participar do debate e conferir as exibições!

II FÓRUM MOSTRA
24, 25 e 26 de outubro das 10h às 18h30
Itaú Cultural | Av. Paulista, 149
Entrada gratuita (retirada de ingresso 1h antes)

Confira a página oficial dos projetos:
Carandiru
Carandiru – Outras Histórias
Carcereiros

Sigam as nossas redes sociais:
Instagram
Facebook
Youtube