Número de salas de cinema no país é o maior desde 1970

No mês de fevereiro, a ANCINE divulgou o Informe Preliminar de Salas de Exibição de 2018. É de extrema importância para o mercado audiovisual a coleta e disseminação de dados como esses para a compreensão do contexto em que nos encontramos no mercado e como o público recebe as produções nacionais e internacionais.

O principal dado apontado por esse informe diz respeito ao número de salas de cinema no país, 3.356, que apresenta o maior número desde 1975. O estado com mais salas é São Paulo, atendendo 54 milhões de espectadores, sendo 12,7% das exibições sendo obras produzidas em território nacional.

O ano de 2018 provou mais uma vez a possibilidade de crescimento do interesse por filmes nacionais com crescimento de 25,3% em relação ao ano anterior, contabilizando 23,5 milhões de espectadores. Isso representa certa de 20 milhões de ingressos vendidos, o que ocorreu pela última vez no ano de 2016.

Em relação a bilheteria, o Informe apresenta dados que comprovam que o número de ingressos vendidos para filmes nacionais é proporcional ao número de sessões ocupadas pelas obras brasileiras nos parques exibidores, dado que comprova o interesse do público para com obras brasileiras.

É válido ressaltar que o Informe Preliminar tem caráter provisório e terá seus dados consolidados até o fim do mês de junho desse ano (2019). Para mais informações sobre dados referentes ao cenário cinematográfico brasileiro, acesse o site oficial da ANCINE.