‘Ex-Pajé’ estréia no 68º Festival Internacional de Cinema de Berlim

O longa Ex-Pajé, escrito e dirigido por Luiz Bolognesi (Uma História de Amor e Fúria), teve sua estreia mundial no próximo 68º Festival Internacional de Cinema de Berlim (15-25 de fevereiro 2018), na Alemanha, como parte da mostra Panorama. A première mundial ocorreu neste sábado (17 de Fevereiro), e contou com a emocionante leitura de Bolognesi do Manifesto de Povos e Lideranças Indígenas do Brasil, documento assinado por 28 lideranças e 15 organizações indígenas. Com a presença de Ubiratã e sua mãe Kabena, dois membros da tribo Paiter Suruí, o diretor discursou pelo fim da intolerância e desrespeito no país, e declarou:  “Hoje atravessamos muitas crises, ecológica, econômica, política, a nossa frágil democracia foi atacada e os territórios indígenas estão sendo invadidos e saqueados. Junto com o ferro e o fogo, vem a conversão racista. Trocam as rezas pela bíblia e as medicinas por aspirinas. Epidemias de depressão provocam os maiores índices de suicídio do mundo manchando de sangue as lindas florestas do Brasil”.

O filme, que é uma produção Gullane e Buriti Filmes, com distribuição da Gullane, mostra o drama contemporâneo dos povos indígenas a partir da história de Perpera, um índio Paiter Suruí que viveu até os 20 anos num grupo isolado na floresta onde se tornou pajé. Após o contato com os brancos, um pastor evangélico afirma que os atos e saberes do pajé são coisas do Diabo e Perpera passa a viver um conflito interno. Apesar de se dizer evangélico e se definir como ex-pajé, continua tendo visões dos espíritos da floresta.

“O mais comovente neste cinema verdade que o Luiz Bolognesi se propôs a filmar com toda a delicadeza que o tema exige é a transformação de nós espectadores em testemunhas dos últimos minutos de existência de uma cultura milenar cheia de sabedoria que não foi registrada na história deste planeta e nem passada para as novas gerações. O último suspiro.”, conta a produtora Laís Bodanzky.

“É com grande emoção que Caio e eu recebemos a notícia da seleção oficial do Ex-Pajé no Festival de Berlim, pela nossa aliança com o Luiz Bolognesi e a Laís Bodanzky que são nossos parceiros de cinema e de vida e pela relevância do assunto que estamos tratando. Acreditamos que a história do Ex-Pajé dialoga com muitas histórias de minorias em todo mundo e foi isso que Berlim soube ver com muita precisão.”, comentou  Fabiano Gullane.

Para mais informações, clique aqui.