“Motel Destino”, novo longa-metragem de Karim Aïnouz produzido pela Gullane e Cinema Inflamável, é selecionado para a competição oficial do Festival de Cannes 2024

O cineasta Karim Aïnouz vai retornar pelo segundo ano consecutivo ao Festival de Cannes (14 a 25 de maio), novamente com um longa-metragem na competição oficial, desta vez um projeto rodado inteiramente no Brasil, mais precisamente no Ceará, seu estado natal. O inédito “Motel Destino”, thriller erótico que marca a sexta passagem do cineasta pelo mais prestigioso evento do cinema europeu, traz como protagonistas Iago Xavier, Nataly Rocha – selecionados por teste entre mais de 500 atores – e Fabio Assunção.

Motel Destino” é uma produção da Cinema Inflamável e Gullane, co-produzido internacionalmente pela francesa Maneki Films e pela alemã The Match Factory, em associação com Brouhaha Entertainment e Written Rock Films (UK).  O filme também é coproduzido por Globo Filmes, Telecine e Canal Brasil e conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e investimento do FSA. No Brasil o filme será distribuído pela Pandora Filmes com codistribuição da Gullane+ e vendas internacionais pela The Match Factory.

Elemento recorrente na filmografia de Karim Aïnouz, o erotismo é o pano de fundo do oitavo longa de ficção do diretor, que apontou as suas lentes para as cores fortes e vibrantes do litoral estado nordestino, a tônica visual-narrativa da nova obra. O filme também representa um retorno do cineasta às raízes cearenses, algo que não fazia desde “O Céu de Suely” (2006).

“Hoje meu coração está em festa. Retornar ao festival com um filme que marca a minha volta ao Brasil, depois de tanto tempo longe, é uma comemoração dupla, uma volta dobrada para casa. ‘Motel Destino’ é um filme insaciável, sedento e sensual. Nesse retorno, me dei o prazer de explorar novas possibilidades estéticas e dramatúrgicas. Sob o sol implacável do Ceará, ousei sonhar um filme novo, com muito suor, tesão, alegria e a vitalidade própria de quem tem fome de existir”, diz o diretor, cuja primeira produção internacional em inglês, “Firebrand”, concorreu ao prêmio máximo do festival em 2023, ainda sem data de estreia no circuito brasileiro. 

O estabelecimento de beira de estrada que dá título ao filme é, segundo Karim, “o principal personagem do enredo e o local onde se entrecruzam questões crônicas da realidade brasileira”. O longa é um retrato íntimo de uma juventude que teve seu futuro roubado por uma elite tóxica e esmagadora, contra a qual a insubordinação e a revolta são, não raramente, a saída possível.

“Me interessa muito falar de desejo e revolta, temas de absoluta relevância no Brasil contemporâneo. ‘Motel’ é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola”, resume Aïnouz.

A narrativa nasceu da parceria de Karim com o Laboratório de Cinema da Porto Iracema das Artes, escola de formação em artes da Secretaria de Cultura do Ceará, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar, com sede em Fortaleza. O diretor é um dos criadores do laboratório, o CENA 15, onde atuou como tutor durante nove anos e do qual hoje é mentor. Foi lá que ele convidou o roteirista cearense Wislan Esmeraldo para desenvolver o roteiro do projeto. Mais tarde, Mauricio Zacharias se juntou ao processo, repetindo a parceria realizada com o cineasta em “Madame Satã” e “O Céu de Suely”.

“Eu me inspirei bastante na pornochanchada e no cinema Noir. Poderia resumir ‘Motel Destino’ como um thriller erótico, mas ele é, antes de tudo, uma história de amor. O amor entre um jovem periférico que vive à revelia de um sistema que o quer morto e uma mulher que resiste aos atentados do patriarcado contra a sua própria vida”, adianta Aïnouz, vencedor do prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes, com ‘A Vida Invisível’, em 2019. 

Por trás das câmeras, a diretora de fotografia Hélène Louvart, renomada por seus trabalhos em ‘A Vida Invisível’ e ‘Never Rarely Sometimes Always’, captura com sutileza as nuances visuais do filme. A montadora Nelly Quettier, reconhecida por seu trabalho em ‘Beau Travail’ e ‘Lazzaro Felice’, imprime uma precisão rítmica à narrativa. O diretor de arte Marcos Pedroso, reconhecido por suas criações em ‘Madame Satã’ e ‘Paloma’, agrega uma rica expressão artística à obra. A produção foi liderada por Janaina Bernardes (Cinema Inflamável) e Fabiano Gullane e Caio Gullane (Gullane). O talentoso elenco, com Iago Xavier, Nataly Rocha e Fábio Assunção à frente, e contando ainda com Renan Capivara, Yuri Yamamoto, Fabíola Líper e Jupyra Carvalho, dá vida ao thriller.

No segundo semestre de 2024, o diretor inicia as filmagens de “Rosebushpruning, o seu segundo longa em inglês, estrelado por Kristen Stewart (“Spencer”), Josh O’Connor (“The Crown”), Elle Fanning (“The Great”). Antes, rodou “Firebrand” – com Alicia Vikander e Jude Law – no Reino Unido, “Marinheiro das Montanhas” e “Nardjes A.” na Argélia, “A Vida Invisível” (2019) no Rio e “Aeroporto Central” (2018) em Berlim. Com filmagens divididas entre Brasil e Alemanha, “Praia do Futuro” (2014) foi o último projeto realizado por Karim em solo cearense, embora a maior parte da trama tenha sido ambientada na cidade europeia. 

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