Rio2C | Um novo olhar para o desenvolvimento do setor

Nesta primeira semana de abril participamos da edição 2018 da Rio Creative Conference (Rio2C) em diferentes painéis. Nos aprofundamos nas pautas de branded content e brand entertainment para entender o novo olhar do mercado a partir dos cases apresentados. A grande diversidade e originalidade apresentada na conferência gerou bastante otimismo, e pôs ainda mais em evidência a qualidade dos projetos audiovisuais, de música e inovação que estão sendo produzidos no Brasil este ano. 

No painel Prime Time – TV GLOBO PRODUÇÕES, foram discutidos os cases “Carcereiros” (Caio Gullane e José Eduardo Belmonte), “Sob Pressão” (Gustavo Baldono e Andrucha Haddington) e “13 Dias Longe Do Sol” (Andrea Barata Ribeiro e Luciano Moura), com a participação de Ana Gabriela (TV Globo) e a moderação de Rodrigo Fonseca. Os participantes analisaram as obras mencionadas, comentando suas formas estética/narrativa, conteúdo, e diagnosticando este novo momento da produção independente brasileira com a TV Globo enquanto grande referência de qualidade. 

Outro destaque, foi o painel HBO Latin America – Novas Narrativas: Alta Qualidade, que contou com os cases “Hard” (Daniel Rezende e Fabiano Gullane) “O Hóspede Americano” (Bruno Barreto), “Santos Dumont” (Estevão Ciavatta e Fernando Acquarone), “Pico da Neblina” (Quico Meirelles) além da presença de Roberto Rios (Vice-presidente corporativo, produções originais, HBO America Latina) na mesa. Os produtores e diretores trouxeram as crescentes parcerias criativas e investimentos do canal HBO em conteúdos brasileiros, elucidando os desafios no desenvolvimento das séries originais e co-produções. 

Já a mesa do painel Encomenda Drama: Vivendi, contou com a presença de Soizic Gelbard (Project Manager – International Content da Vivendi), e Fabiano Gullane (Sócio Produtor da Gullane) enquanto mediador. O debate permeou as expectativas da Vivendi para mercado audiovisual, a apresentação de sua linha editorial, e uma discussão a respeito de coprodução e encomenda de conteúdos da América Latina. 

Ainda, a Rodada de Negócios contou com a presença de nossa coordenadora do núcleo de desenvolvimento, Juliana Soares, que se demonstrou impressionada com a alta qualidade dos projetos e suas apresentações. Segundo ela, o evento proporciona uma rede de comunicação entre criadores e realizadores de todo o Brasil – fora do eixo São Paulo – Rio de Janeiro. ”As rodadas proporcionam não somente conhecer os talentos e produtores envolvidos, mas entender seus anseios, trocar experiencias e impressões sobre o mercado audiovisual. Achei que o saldo foi bem positivo e temos já várias possibilidades de parcerias em vista.”

A premiada campanha do documentário “A Estreia – O Dia Em Que Oscar Schimidt Jogou Na NBA”  (Andrea Cassola, 2017) também foi case no painel “ESPN APRESENTA, Esporte, Ambiente Digital e Novos Formatos Comerciais” apresentado por João Palomino, VP de Jornalismo e produção. Este, assim como exemplos anteriores, põem em evidência o crescimento do mercado do entretenimento com as marcas, seja no branded content, ou no brand entertainment. Percebemos como as lideranças hoje estão olhando para isso como uma solução para tornar mais relevantes o engajamento e a comunicação.

Para Gabriela Tocchio, nossa gerente de negócios e branded content “Fica claro como a narrativa, a história e a sua verdade precisam ser superiores a marca, que por sua vez assume um protagonismo diferente neste mercado. O processo ainda está se iniciando, mas através do Rio2C percebemos a inclusão destes conteúdos enquanto um movimento de todas as empresas participantes. Nós, como produtores, também estamos redescobrindo juntos novos formatos de entreter, e este olhar deve ainda ser direcionado ao propósito, pois quando se fala em comunicação, propósito gera ROI, e consegue ser mensurado em resultado, em convergência.”