06/10/2025
É com muita emoção que recebemos a homenagem da Expocine, um dos maiores eventos do setor audiovisual da América Latina. São quase 30 anos de trajetória levando o audiovisual brasileiro para o mundo em produções que vão de “Bicho de Sete Cabeças” até os recentes “Senna” e “Milton Bituca Nascimento”. Foram décadas de muito trabalho, desafios e conquistas: apoiar talentos, consolidar parcerias com distribuidoras, TVs e plataformas de streaming e marcar presença nos principais festivais e mercados internacionais.
“Ser homenageada pela Expocine 2025 é uma honra sem palavras. É um reconhecimento ao esforço coletivo de todos que fazem parte da Gullane”, destacaram Caio e Fabiano Gullane.
A edição deste ano também celebrou um novo capítulo para nós: a criação da Gullane+ Distribuidora Audiovisual, fundada há um ano e dirigida por Débora Ivanov. O line-up apresentado no evento mostra a potência e a diversidade do audiovisual brasileiro, com documentários como “A Queda do Céu”, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, inspirado no livro do xamã Yanomami Davi Kopenawa e do antropólogo Bruce Albert; “Elza”, também de Eryk Rocha, sobre a trajetória da icônica Elza Soares; “Para Vigo Me Voy”, que acompanha a vida e a obra de Cacá Diegues, diretor de clássicos como Bye Bye Brasil e Xica da Silva; “O Projeto”, de Sabrina Fidalgo e Yvan Rodic, que reflete sobre as possibilidades de decolonizar o mundo; e “O Espelho de Tarsila”, de Paschoal Samora, que mergulha na vida e na obra de Tarsila do Amaral. No campo da ficção, a distribuidora traz ainda o relançamento de “Um Céu Cheio de Estrelas”, primeiro longa de Tata Amaral, além de “Uma Família de Sorte”, comédia familiar de Viviane Ferraz, e “Cruz Para Quem Merece”, comédia piauiense de Zé Quaresma com Stefan Nercesian e Silvero Pereira no elenco.
Estamos muito felizes com esse reconhecimento e seguimos firmes no propósito de fortalecer e expandir o audiovisual brasileiro, construindo pontes entre o Brasil e o mundo.